domingo, 20 de dezembro de 2020

521. Lei Escrita

    Obrigam-nos a estudar História, quando adolescentes. Na minha adolescência estudava-se a História do Brasil e a História Universal ou História das Civilizações. Civilização é a sociedade urbana, etimologicamente. A sociedade dos cidadãos, segundo os gregos. O cidadão, segundo os gregos, é quem não é súdito, quem não tem dono nem rei. A civilização é a sociedade dos politicamente iguais: todos mandam e todos obedecem. Todos votam e todos são votados. Todos fazem a Lei e todos só obedecem à Lei. E, por isso, para os gregos, a civilização era uma sociedade autônoma, autogovernada, uma sociedade democrática. E, por isso, a Lei precisava ser Lei Escrita. A Lei escrita seria uma Lei imutável, a Lei de todos e para todos, a norma imutável conhecida por todos e governando a todos.

    Esse fato está lá registrado em todos os livros da História das Civilizações, porque ele é considerado um dos momentos em que a Humanidade deu um passo a frente no processo civilizatório. Foi um momento revolucionário na História do Homem Civilizado, quando Dracon estabeleceu que em Atenas a Lei precisava ser escrita. Isso há quase dois mil e setecentos anos. A Lei escrita é de um valor inestimável para a sociedade, e tanto que precisa ser conhecido esse fato por todos os adolescentes no mundo hoje, para que eles a considerem um valor social fundamental e também para que todos nós nos civilizemos

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Genésio
    Já tomei a primeira dose em 3 de fevereiro. A vacina de Oxford.
    Edgardo

    ResponderExcluir
  4. Miro, colegas de blog, (colamos no blog de Rosalina)

    Sua análise parece-nos correta, embora um pouco tosca. A nosso ver, sua análise fica melhor se você colocar a expressão "detentores das ações" no lugar da palavra "rentistas". Por seu turno, a palavra "rentistas" deve ser empregada em seu texto onde você encontra a palavra "acionistas". Em apertada síntese, no modelo atual da política de preços dos derivados do petróleo da Petrobras a mais-valia (ganho financeiro) fica com os "detentores das ações"; sobra para os "rentistas" (acionistas) uma mais-valia negativa. O representante do principal acionista percebeu a manobra e não reconduziu ao cargo o presidente da Petrobras. Tudo indica que a política de preços dos derivados de petróleo da Petrobras vai mudar...

    ResponderExcluir
  5. Miro disse...
    https://www.moneytimes.com.br/cam-acolhe-pedido-da-petrobras-e-dissolve-tribunal-de-acao-de-petros-e-previ/
https://www.cut.org.br/noticias/o-preco-do-golpe-petrobras-paga-r-10-bilhoes-a-acionistas-norte-americanos-151f/

[...]

    26 de março de 2021 12:03 (blog do Dr. Medeiros)


    - Miro, colegas de blog,

    Parabenizamos o colega Miro pela perspicácia e astúcia ao colocar em contraste dois sítios de Internet que apresentam julgamentos distintos para diferentes participantes do mercado. Tal distinção, permite-nos concluir de forma robusta que o hodierno capitalismo bursátil ("hcb") se equipara a um oligopólio. Por seu turno, tal equiparação permite-nos sustentar, igualmente de forma robusta, que o valor fundamental das ações no "hcb", mormente de alguns títulos bursateis que são apenas matéria prima para transações, pode ser zero ou algum número próximo de zero atualmente (abril / 2021). Naturalmente, o acúmulo de outros sinais enviados pelo próprio mercado no mesmo sentido, reforça ainda mais nossas conclusões acima.

    Oligopoly: The market condition that exists when there are few sellers, as a result of which they can greatly influence price and other market factors.

    Traduzindo:

    Oligopólio: A condição de mercado que existe quando há poucos vendedores, como resultado da qual eles podem influenciar muito o preço e outros fatores de mercado.

    Fonte: wordreference.com

    ResponderExcluir