segunda-feira, 22 de setembro de 2014

302. Resposta a Meu Estimado Amigo Luiz Dalton


ESTIMADÍSSIMO DALTON

 Não creio no Jesus BÍBLICO. Entendo que o Jesus bíblico é um MITO, um mito mais ou menos bom, é verdade, criado por PAULO DE TARSO, um fanático JUDEU-GREGO, que transformou o MUNDO. Tudo o que penso sobre o CRISTIANISMO você encontrará numa série dos primeiros textos que escrevi no meu blog, se lhe interessar, meu maravilhoso amigo.

Tenho minhas ideias sobre a sociedade solidária. Acho até que o HOMEM é, como pensou Ortega y Gasset, "Eu sou eu e minhas circunstâncias". Acho até que o Homem é, como pensa a maioria dos psicólogos, muito mais circunstâncias (sociedade) do que DNA. Acho, como a ampla maioria dos psicólogos entre os quais  famoso psicólogo russo, até que a EDUCAÇÃO pode não só modificar o indivíduo como a própria SOCIEDADE.

Mas, primeiro que tudo, acho que o cerne da VIDA HUMANA se rege por aquela máxima do artigo 193 da Constituição Brasileira, o PRIMADO DO TRABALHO que proporciona o BEM-ESTAR SOCIAL com base NA JUSTIÇA SOCIAL. Sem esta orientação fundamental, não existirá bem-estar individual, nem social, nem sequer paz entre os homens, isto é, SOCIEDADE.

 Acho que existe distribuição de resultados injusta na sociedade, sem dúvida, mas, acho que antes de tudo temos que MUDAR O INDIVÍDUO PELA EDUCAÇÃO para que cada indivíduo saiba assumir a SUA RESPONSABILIDADE na consequente realização de uma CONVIVÊNCIA PACÍFICA PRODUTIVA, isto é, uma SOCIEDADE ONDE O ESTADO SE REALIZA POR CONSENSO ESCLARECIDO, onde impera naturalmente a JUSTIÇA SOCIAL e se realiza o BEM-ESTAR SOCIAL.

Esse MUNDO DA MINHA UTOPIA É MUITO DIFERENTE DO MUNDO DO PT. Não só do PT, mas de tudo o que vejo por aí, pelo Brasil e pelo MUNDO! Já me disseram, em almoço da AAFBB aqui do Rio, que eu sou um utopista. Assim também era visto o mundo cristão de Paulo de Tarso. Aquele que ele idealizava não ocorreu, de fato. Mas, as circunstâncias, séculos depois, produziram um Mundo cristão melhor que o Mundo romano. E chegamos hoje a um Mundo melhor que o Mundo cristão da Idade Média e melhor que o Mundo iluminado de Voltaire.

A Vida segue em marcha para o melhor... ou para o pior... As CIRCUNSTÂNCIAS DETERMINARÃO ESSE FUTURO...

 Mas, meu amigo, esse Brasil do PT, do MITO, do POSTE e do autor da Resolução CGPC 26 com sua Reversão de Valores ilegal, esse Brasil eu NÃO QUERO. Igualmente não quero esse Brasil dos outros líderes brasileiros, que prometem que tudo farão, e tanto que os brasileiros nem precisarão trabalhar... e os jovens do Brasil nem precisarão estudar...


E não deixarei sem esclarecer que tenho minhas reservas quanto ao que se me apresenta da história do MITO e do POSTE. Não é esse tipo de história que eu gostaria de ver no topo da ordem política do Brasil.

Nem mesmo esse que aí está é o ESTADO BRASILEIRO DEMOCRÁTICO DE MINHA UTOPIA, pois o Estado que imagino é horizontal, não é piramidal. É o Mundo das pessoas realmente civilizadas, com interesses e conflitos e diferenças, é verdade, mas que se resolvem pelo consenso, num ambiente pacífico, de respeito, de justiça  e de bem-estar, isto é, numa SOCIEDADE de POLITICAMENTE IGUAIS QUE REALMENTE MEREÇA ESTE NOME. 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário