quarta-feira, 5 de maio de 2021

524. A Disputa pela Hegemonia Econômica Mundial.

             O plano econômico de Joe Biden para os USA: 3 trilhões de dólares em investimento, metade em infraestrutura e metade na área social.

Os USA entrarão em ritmo de progresso igual ao da China?!   

 A ciência econômica ensina que a economia é um comboio que faz o trajeto pendular entre as estações população e empresas. Aqui compram-se os fatores produtivos e lá os bens de subsistência. Quanto mais produtiva uma nação, mais rica ela é e mais confortável a vida da população.

O comboio é puxado pela locomotiva do consumo da população. A locomotiva é movida pela energia do investimento das empresas.

Os USA tem mediana população com formidável poder de consumo. A China, o contrário.

 Os USA precisam de mercado externo. A China tem mercado interno e externo, este principalmente os USA, além de ampla possibilidade de expandir o mercado interno. OS USA precisam do mercado da América Latina, África e Oceania.

A luta econômica USA e China recrudescerá. A China tem a vantagem da mão-de-obra barata. Os USA tem vantagem do petróleo barato e da liderança tecnológica.

A força de empuxo da locomotiva dos USA conseguirá manter-se por longo prazo? Muitos bens de consumo são de duração média e longa. Não nutrem a permanência do empuxo econômico.

No longo prazo, a locomotiva norte-americana me parece sofrer mais resistência que a chinesa, enquanto no curto prazo a dificuldade da China é maior, porque logo os USA se estarão abastecendo internamente de bens de consumo mais barato do que os ofertados pela China e provavelmente de qualidade superior.

Um comentário:

  1. ES

    ALGUÉM SABE EXPLICAR POR QUE A MC30 "SUMIU" NA FIP DE ABRIL e MAIO 2021?

    EU TINHA MC30 DE R$717,00 em MARÇO-2021

    EM ABRIL e MAIO, APÓS A SUSPENSÃO, a margem disponível da MC30 é de R$36,96

    ...

    ResponderExcluir