domingo, 18 de setembro de 2016

353. Colóquio Filosófico com um Amigo




Um amigo, dentre os poucos que possuo, e muito estimados, enviou-me este texto:
“No ventre de uma mãe, havia dois bebês.  Um perguntou ao outro: Vc acredita em vida após o parto?
O outro respondeu: É claro! Tem que haver algo após o parto. Talvez nós estejamos aqui para nos preparar para o que virá mais tarde?...
- Bobagem! disse o primeiro, que tipo de vida seria esta?
O segundo disse: Eu não sei, mas haverá mais luz do que aqui. Talvez nós venhamos a  poder andar com as nossas próprias pernas  e comer com nossas bocas. Talvez tenhamos outros sentidos que não podemos entender agora.
O primeiro retrucou: "Isto é um absurdo. O cordão umbilical nos fornece nutrição e tudo o mais que precisamos. O cordão umbilical é muito curto. A vida após o parto está fora de cogitação."
O segundo insistiu: "Bem, eu acho que há alguma coisa e, talvez, seja diferente do que é aqui. Talvez, a gente não vá mais precisar deste tubo físico..."
O primeiro contestou: "Bobagem!...  E, além disso, se há realmente vida após o parto, então, por que ninguém jamais voltou de lá?"
"Bem..., eu não sei" - disse o segundo, " mas, certamente, vamos encontrar a Mamãe e ela vai cuidar de nós."
O primeiro respondeu: " Mamãe, vc realmente acredita em Mamãe? Isto é ridículo! Se a Mamãe existe, então, onde ela está agora?"
O segundo disse: "Ela está ao nosso redor. Estamos cercados por ela. Nós somos dela e é nela que vivemos. Sem ela este mundo não seria e não poderia existir."
Disse o primeiro:" Bem, eu não posso vê-la, então, é lógico que ela não existe."
Ao que o segundo respondeu: "Às vezes, quando vc está em silêncio, se vc se concentrar e realmente quiser ouvir, vc poderá perceber a presença dela e ouvir sua voz amorosa."
Este foi o modo pelo qual um escritor húngaro explicou a existência de Deus.”

Amigo muito estimado
De fato, habilíssima explicação. Mas,... simples analogia... Vejamos:
Quem fabricou essa brilhante analogia? A mente do escritor húngaro.
Que faculdade da mente ele usou? A Razão, isto é, o raciocínio (aquela que forma a imagem, o conceito, a explicação DA COISA EXTERNA À MENTE, A HARMONIOSA CONJUNÇÃO DAS PARTES QUE COMPÕEM ESSA COISA EXTERNA, IMAGEM ESSA QUE SABEMOS NÃO É EXATAMENTE IGUAL À COISA EXTERNA, PORQUE, por exemplo, a coisa externa não tem cor nem som nem luz...)
A RAZÃO, então, é o nosso GUIA.
E o que a RAZÃO FABRICA PARA NOS GUIAR? A CIÊNCIA.
E o que é a CIÊNCIA?
A CIÊNCIA É A MELHOR EXPLICAÇÃO QUE A RAZÃO DA HUMANIDADE POSSUI, NO MOMENTO ATUAL, DESSA COISA EXTERNA (que inclui até eu, o sujeito pensante) que se chama UNIVERSO.

A CIÊNCIA NÃO É O CONHECIMENTO DE UM HOMEM, de UM SÁBIO. Ela é o CONHECIMENTO DE TODOS OS HOMENS (todos os homens podem repetir os mesmos experimentos e os mesmos cálculos e chegarão ao mesmo resultado; caso contrário, esse resultado é excluído da CIÊNCIA). A CIÊNCIA É A MELHOR EXPLICAÇÃO, HOJE EXISTENTE, DO UNIVERSO!

Dir-se-ia que a CIÊNCIA É A MELHOR OPINIÃO QUE A HUMANIDADE HOJE TEM DO UNIVERSO!

Ora, o que diz hoje a Ciência sobre o ser humano?
Que ele é um produto da NATUREZA. Que ele é formado dos mesmos elementos químicos que qualquer outro produto da NATUREZA. Que ele precisa ter determinada organização desses elementos para PODER POSSUIR as CARACTERÍSTICAS QUE O DISTINGUEM DOS OUTROS SERES da NATUREZA.  O HOMEM É O GRAU MAIS ELEVADO, HOJE EXISTENTE, DA QUÍMICA DO CARBONO, E QUANDO ESSA ORGANIZAÇÃO SE DESFAZ, ELE (o SER HUMANO) DEIXA DE EXISTIR, E OUTROS SERES (milhões de seres de nível inferior) CONTINUAM OU PASSAM A EXISTIR!

Então,... o que concluir? O HOMEM É APENAS A MAIS ELEVADA ORGANIZAÇÃO DA MATÉRIA HOJE EXISTENTE.

A analogia do eminente escritor é mais consentânea com a REALIDADE EXTERNA EXPERIMENTADA DO UNIVERSO que a OPINIÃO DA CIÊNCIA, o CONHECIMENTO ATUAL DA HUMANIDADE?

Quem melhor explica o HOMEM? a Ciência? ou o eminente escritor húngaro? O escritor húngaro, de fato, deu uma explicação do ser humano? ou simplesmente lançou uma dúvida, uma possibilidade, sem qualquer explicação, do que é o ser humano?

Se o ser humano não é apenas a mais perfeita organização da matéria (do composto do carbono) hoje existente, o que ele é? o que é isso que ele é? Em que estágio da HISTÓRIA DO UNIVERSO encontramos isso que seria aquilo de que é feito o SER HUMANO?

Essa matéria não seria, portanto, captada pela RAZÃO, não seria captada pela CIÊNCIA, POR AQUELA FACULDADE QUE GUIA O SER HUMANO, A HUMANIDADE!

Ou você se guia pela Razão, e SÓ SE GUIA PELA Ciência, ou você se guia pela fé, e aceita guiar-se pelo que a Ciência não capta, isto é, IRRACIONALMENTE!





Nenhum comentário:

Postar um comentário