sábado, 27 de maio de 2017

382. A Pedido, Jesus é Deus!

Pessoa muito querida recebeu um vídeo de recente entrevista de Augusto Cury com a apresentadora Maria Braga, onde ele declara a recuperação da fé na divindade de Jesus Cristo, em razão de sua pesquisa científica da vida de Jesus, ao longo de muitos dos seus últimos anos. Este meu texto nada mais é que minha desprentensiosa manifestação a respeito, em resposta a uma solicitação de apreciação do conteúdo desse vídeo.

Augusto Cury ocupa lugar no panteão dos literatos mundiais, cujo sucesso se constata com a milionária vendagem de sua maravilhosa obra. É psiquiatra de nome nacional. Sua obra de análise da personalidade de Jesus merece o maior respeito. Claro, pois, que não possuo credenciais para fazer crítica respeitável sobre o vídeo. Sou, todavia, pessoa humana e, como tal, posso formar opinião sobre o que acabo de ouvir nesse vídeo e naturalmente a formo. Essa opinião racional é a minha luz pessoal sobre a matéria, é a que naturalmente me orienta na vida a esse respeito e sob a influência da qual se embasa a responsabilidade pela minha conduta nesse assunto.

Cury afirma que passou no crivo de sua análise psicológica as vidas e personalidades de Jesus e de seus discípulos (Pedro, João, Tiago, Mateus, Judas etc.). Mateus não foi um dos apóstolos de Jesus, embora isso não tenha importância para a ilustração do caso, porque se admite que haja sido discípulo.

O importante é que CURY afirma que estudou a vida REAL de Jesus, opondo-se ao que afirma a CIÊNCIA: A VIDA REAL DE JESUS É DESCONHECIDA. Sabe-se apenas que ele existiu e morreu crucificado na época em que Pôncio Pilatos era governador romano da Palestina. Tudo mais é mito, fabricação do imaginário religioso de multidão de pessoas, ignorantes umas, eruditas outras, conhecidas dele algumas, nada relacionadas pessoalmente com ele  uma multidão, ao longo de um século. Entre a abalizada OPINIÃO CIENTÍFICA de Cury e a VERDADE CIENTÍFICA DA HUMANIDADE, fico com a Humanidade: Cury estudou um Mito.

Para entender-se a força de um Mito, basta atestar o que se passa aos nossos olhos. Para os petistas crentes na genialidade de Lula ele é o mais genial líder político já visto na Terra, SEM NEM SEQUER NECESSITAR DE ESTUDO, inclusive A PESSOA MAIS PROBA ATUALMENTE VIVA NA TERRA, e não adianta apresentar MUITOS VÍDEOS ONDE LULA EXIBE A MAIS PATENTE FALTA DE CARÁTER. E este fanatismo é apenas político, não é o fanatismo religioso dos primeiros cristãos que mataram mais cristãos do que os imperadores romanos.

Entendo que, de fato, Jesus tenha sido extraordinário personagem e que tenha influenciado sobremaneira três pessoas, que, com ele, são os responsáveis pela existência e enorme influência que o Cristianismo primitivo teve sobre o Imperador Constantino, o responsável, este sim, pelo grande sucesso do Cristianismo: Maria Madalena, Pedro e, sobretudo, Paulo.

O Cristianismo é paulinismo. Os quatro Evangelhos apresentam suposta   autoria exatamente para conferir autoridade de procedência ocular e familiar da história, embora se admita que três deles tenham influência da mesma origem que o de Marcos, o mais primitivo, a saber,  as suas duas vertentes,  o pré-marcos, por sinal resumidíssimo, e outra cujo texto é hoje totalmente desconhecido. Os quatro evangelhos foram escritos sob a influência da crença de São Paulo. E Paulo de Tarso NÃO FOI DISCÍPULO DE JESUS, NEM TALVEZ O HAJA SEQUER VISTO EM VIDA.

TUDO O QUE PAULO DE TARSO DIZ TER APRENDIDO COM JESUS, DIZ TER APRENDIDO POR CONTATO COM JESUS RESSUSCITADO, isto é, JESUS TRANSMITIU-LHE DEPOIS DE MORTO EM APARIÇÕES, POR CONTATO  MÍSTICO, como naquele primeiro encontro na estrada para Damasco!

Esta opinião já vai longa. Penso que é satisfatória como esclarecedora do que penso: fico com a HUMANIDADE, com a CIÊNCIA. Os quatro evangelhos são narração de crentes, como Paulo de Tarso, judeu e cidadão romano, que criam que Jesus, mais que o Messias prometido aos israelitas, era um ser divino, à moda dos deuses gregos e romanos, que promoveu a catarse da Humanidade perante a divindade suprema, o Deus Pai, a redimiu do pecado,  a causa dos sofrimentos e da morte. O Homem imortal agora passaria a viver SEM DOR NO CORPO E ANGÚSTIA NA ALMA, a felicidade tal qual entendia Epicuro e as pessoas a entendem.

Essa pregação de Paulo de Tarso, a igreja UNIVERSAL, a do Mundo então conhecido, suplantou a própria igreja primitiva de Jerusalém, a igreja da MÃE E DOS IRMÃOS DE JESUS, a crença no Jesus, o Messias do povo israelense.


2 comentários:

  1. Preclaro Mestre Edgardo (possuidor de incomensurável inteligência),

    Seu texto é de uma clareza cristalina, embora eu, humilde servo de Cristo, dele divirja como a água diverge do vinho. Eu sempre cri que Jesus Cristo é o Filho de Deus, enviado a este mundo na pessoa humana do filho de Maria, prometido que fora pelo Altíssimo desde a desobediência do jardim do Éden. Eu, Ari Zanella, aqui declaro que dou minha vida para jamais negar que o Cristo é Deus, e se tal for necessário, morrerei alegre e feliz. O próprio Cristo me diz: "Não temais aqueles que apenas podem matar o corpo (que de nada vale); temais antes, Aquele (Deus) que pode lançar ambos, corpo e espírito, pelo resto do tempo (sempre) ao suplício do inferno. Mesmo se não houvesse existido Constantino nem a Igreja (noiva de Cristo), pela leitura pura e simples dos evangelhos, eu não teria a mínima dúvida sobre a minha fé. Só mesmo com a inspiração do Santo Espírito de Deus tais livros sacros poderiam ter sido escritos. Embora você não creia, meu lúcido amigo, mas o Paulo de Tarso (ex-fariseu e perseguidor dos cristãos, doutor da lei mosaica) que caiu às portas de Damasco diante da ordem de Jesus de Nazaré (Saulo, Saulo, por que me persegues?), este mesmo Saulo, agora Paulo (pequeno) nos ensina em sua epístola aos Hebreus que "SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS..." (Hb 11:6). Estou apenas cumprindo minha obrigação de cristão, jamais tenho a pretensão de mudar sua maneira de pensar. Cristo nos diz: "Se alguém negar-me também Eu o negarei diante de Meu Pai, no último dia". É tudo questão de FÉ, meu amigo Edgardo: "TRUST OR NOT TO TRUST, THAT'S THE QUESTION". And please, don't forget: "Não há amor maior do que dar a vida pelos irmãos". Mas, se você não crê que Jesus morreu e ressuscitou dos mortos, inútil é dizer-lhe qualquer citação que envolve a fé. Receba, com muito afeto e carinho, minhas mais profundas considerações de apreço a sua pessoa. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Diletíssimo Ari Zanella
    Respeito e admiro sua notável fé e nobreza de caráter.
    Um abraço fraterno
    Edgardo

    ResponderExcluir