domingo, 22 de dezembro de 2019

476. A Festa do Natal



Livros respeitáveis me revelam que Einstein afirmou: “A realidade é uma imaginação, e persistente imaginação.” Não tenho dificuldade alguma de admiti-lo como verídico, porque me parece dedução lógica da ideia que Einstein formava da realidade e do valor que ele atribuía ao conhecimento humano.

Einstein pensava que a realidade nada mais é que um campo energético em transformação. Tudo é energia. O espaço é energia. O vácuo é energia, E paradoxalmente a massa é energia.  Mera suposição, a mais provável realidade, opinião que pode ser comprovada por mentes competentes através de experiências, mas nada mais é que uma muito judiciosa opinião, a mais viável.

Esse mundo maravilhoso geográfico, social, familiar, econômico, político internacional, histórico, universal, todo esse mundo, seria, pois, uma organização mental da multiplicidade de construções mentais, imaginações individuais de cada homem existente.  O indivíduo humano é que é referência de todas as coisas, confere sentido a cada, coisa, concebe cada coisa segundo sua capacidade perceptiva. Cria-as. O pensamento de Einstein coincide com o de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”, e com o de Sartre ,“O homem se constroi”, com o que Kant também formulou como revolução do pensamento filosófico, conhecemos tão somente o fenômeno.  

A festa de Natal é, portanto, a festa da Vida, a festa da Família, a fábrica das pessoas, como a reconhecia Virginia Satir, que, desde milênios se reúne nessa noite mais longa do ano no hemisfério norte, a noite do nascimento do sol, a noite do início de seu retorno no movimento elíptico em torno da Terra, para comemorar, o fabuloso espetáculo de fatos, cenas, ocorrências, sentimentos, alegrias e tristezas, sorrisos e lágrimas, sensações e pensamentos, luzes, cores, sons, odores e sabores, aconchego e repulsa, acordos e guerras, progresso e retrocesso, que é a Vida.

É a festa do nascimento do Sol, da religação da Luz, do renascimento da Vida, e, na expressão da fé cristã, a troca da roupagem terrena corruptível do corpo individual, pela roupagem incorruptível do corpo celeste místico de Cristo! É a festa anual de celebração do início da construção do Homem Novo, do nascimento do Homem imortal e feliz para toda a eternidade, sonho multimilenar da Humanidade na epopeia babilônica de Gilgamesh, que entendidos interpretam como a mais vigorosa expressão da incessante e eterna insatisfação, a eterna necessidade, a instigar o indivíduo Humano, a Vida: “ Jamais encontrarás o que procuras.”

O Homem está em perpétua construção, perpétua transformação, perpétua iluminação, perpétuo nascimento. A Humanidade está em perpétuo Natal! E o nascimento da Humanidade é o nascimento de tudo, é a Vida! Natal é a celebração da Vida! O Natal é a Festa da Vida!
          

  


3 comentários:

  1. https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/12/russia-lidera-corrida-dos-misseis-hipersonica-diz-putin.shtml

    ResponderExcluir
  2. De fato, Paulo a Vida e o Mundo aí existirã oaté ue o Homem liquide com seu sonho, liquide consigo mesmo.
    Edgardo Amorim Rego

    ResponderExcluir
  3. Amigo, ED, infelizmente, o homem caminha a passos largos para a autodestruição.Porém, creio que o Criador de alguma forma intervirá, mas a depender do homem o caminho seria a aniquilação de nossa espécie.Um grande abraço!

    ResponderExcluir