terça-feira, 28 de maio de 2019

449. Colóquio com Papai Noel (texto lido no almoço da AAFBB em dezembro de 2009)


       
Preste atenção, Papai Noel, dessa forma só quem gostará de você são os marqueteiros da Cassi. Dê-nos neste Natal a assistência médica de excelência que eles alardeiam, inclusive a assistência hospitalar de excelência. Desculpe-me a maldade, Papai Noel: eles parecem que ficariam muito satisfeitos, se nós, os velhinhos, fôssemos despachados quanto antes.

Papai Noel, empréstimo até que não é ruim. Mas, boa mesmo é a aposentadoria que o paga, e até que faz prescindir do empréstimo.

Papai Noel, como é que você permite que a Previ faça superávit fabuloso, extorquindo 40% na pensão das viúvas?  Isso já é história que se prolonga por décadas de natais.

Você sabe, Santo Velhinho, que Governo adora mandar e eu não gosto de quem gosta de mandar em mim. Aliás, você me ensinou que Governante gosta de mandar para ser uma classe social especial: a classe que pode legislar privilégios para si própria. E isso no Brasil é praga...

Pois bem, o Governo agora se arrogou o direito de cogestor dos Fundos de Pensão. E sabe o que Governo e a Previ, segundo a ANABB, até inventaram contra nós, os sócios contribuintes? Paradigmas flexíveis! Sabe que eles descobriram que minha expectativa de vida é flexível? Sim, nos anos de superávits minguados o associado da Previ vive tanto quanto os demais brasileiros, mas nos anos de superávits abundantes o associado da Previ vive mais que os demais brasileiros! Os portugueses devem estar rindo de nós, brasileiros. Sim, segundo a ANABB, Governo e Previ e Banco do Brasil inventaram paradigmas flexíveis que transformaram 30 bilhões de superávit em menos de 2 bilhões.

Já existem índices flexíveis contra nós, por que não podem existir a nosso favor? Quando falei aqui pela primeira vez sobre isso, até pensei, Simpático Velhinho, que estava pretendendo o impossível, a utopia. Agora vejo que a utopia malvada já se transformou em realidade, justificando o que disse Einstein: ALGO SÓ É IMPOSSÍVEL ATÉ QUE ALGUÉM DUVIDE E ACABE PROVANDO O CONTRÁRIO.

Papai Noel, todos agora temos no máximo 360 contribuições para a Previ. Mas, estranho, o valor da aposentadoria não corresponde para todos esses contribuintes à totalidade do salário de contribuição! Você não pode mandar reparar essa injustiça flagrante?

Não nos iludamos. O mundo está cheio de empreendimentos que, subitamente, apesar de todos os informes legais fornecidos periodicamente, surpreenderam os sócios com insucesso irrecuperável. A própria história da Previ, mandada editar por recente diretoria, fala de dificuldades enfrentadas no passado pela instituição, em razão de desvios administrativos. Por isso, acho que temos o direito à transparência muito mais ampla, a respeito da Cassi e da Previ.

Vou me deter por aqui. E peço para concluir, inclusive como mensagem de Natal e Ano Novo, tratando brevemente de assuntos mais amenos.


“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho. A felicidade é a viagem, não é o destino.”
Henfil

“Quem tem um porquê na vida, sempre conseguirá o como.”
Nietzsche

Cortar o Tempo
Carlos Drumond de Andrade

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
A que se deu o nome de ano,
Foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
Fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
Se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez,
Com outro número, e outra vontade de acreditar
Que daqui para adiante vai ser diferente...

...Para você,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.

Para você,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.

Para você neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que sua família esteja mais unida,
Que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhe desejar tantas coisas.
Mas nada seria suficiente...

Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles o possam mover a cada minuto,
Ao rumo da sua FELICIDADE!!!

Nota. Em 2009, apenas tínhamos aqui no Rio dois hospitais de primeira categoria: os Copa d'OR da Barra e da Quinta da Boa Vista. Passava pelo Copa d'OR de Copacabana e por vezes ia ao Hospital São José, e não entendia por que não podia neles ser atendido. Estes, então, viviam cheios de clientes, inclusive de funcionários da Petrobras. O São José readmitiu os associados da CASSI e o Copa d'Or de Copacabana ingressou no rol dos conveniados com a CASSI  Ainda agora, todavia, não temos condição de ingresso em vários dos melhores hospitais do Rio de Janeiro.








Um comentário: