quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

485.José Amorim Rego



In Memoriam de Insuspeitada Grande Personalidade
Mais que adentrar este venerando recinto material, morada da Fraternidade, estou ingressando no templo espiritual de veneração ao Grande Arquiteto, que planejou engastar nessa estupenda obra do Universo a joia magnífica da Humanidade.
O grande filósofo Hegel ensinou à posteridade que a Vida é portentosa mágica transformista da Mente humana. O Grande Arquiteto conferiu-nos o poder de injetar no mundo material luz, cor, som, sabor, espaço e tempo, prazer e sofrimento, dor e bem-estar, tristeza e alegria, esforço e relaxamento, paz e guerra, ódio e amor. A Mente humana confere significado aos fatos materiais físicos do movimento das partículas-ondas constitutivas da Matéria, transformando-os magicamente nesse portentoso espetáculo que é a Cultura, a Civilização e a desafiadora aventura da Vida.
Meu pai foi uma Mente seduzida, sobretudo, pela magia da Terra e do Clã. Era uma personalidade atávica, atraída pela beleza inebriante dos carnaubais e dos canais d’água, que inundam de nutrientes os manguezais e a flora do exuberante delta do Rio Parnaíba, onde se acha incrustada a cidadezinha amada onde nasceu, Parnaíba, a joia dos manguezais opulentos.

Parnaíba, no século passado, quando meu pai nasceu, até a década de 40, situava-se entre as cidades mais operosas e progressistas do Nordeste brasileiro. As principais empresas parnaibanas competiam em desempenho com as similares dos Estados do Maranhão e Ceará. Ela era  notável polo brasileiro de comércio internacional. Era uma cidade aberta, para usar o maravilhoso qualificativo que Péricles pespegou a sua estupenda Atenas no famoso discurso. Naquela época, Parnaíba era uma cidade litorânea. Hoje, o antigo porto marítimo de Parnaíba, Amarração, é a sede do município de Luís Correia.

Amarração não era, contudo, a porta que conectava Parnaíba ao mundo. Ela era, e ainda é hoje, um porto onde o Igaraçu, o braço parnaibano do rio, arma ciladas aos raros navios que por ali se aventuram a adentrar. Ele vai abrindo hoje uma nova passagem, que logo amanhã caprichosamente entulha com a areia movediça, que atapeta aquela região submarina.



Parnaíba exportava babaçu, tucum, outras oleaginosas, couro de animais silvestres, algodão e cera de carnaúba. Importava muita coisa, quase tudo, do Exterior, não dos outros Estados brasileiros. O parnaibano comia manteiga e queijo inglês, e biscoito suíço. As refeições eram servidas em louça inglesa. Bebia-se cachaça e também uísque escocês em copos ingleses. Casas havia onde se degustava à tarde o chá das cinco, à inglesa, enquanto se jogavam partidas de bridge. As casas eram revestidas com estuque de procedência inglesa. Os homens vestiam linho inglês e as mulheres seda importada de Londres. As parnaibanas maquiavam-se com pó, rouge e batom inglês. Perfumavam-se com essências francesas. Os poucos carros, que trafegavam pelas ruas arenosas da cidade, eram Ford bigode, o produto revolucionário, produzido em série para a população de classe média pelo genial americano. Para completar a paisagem de cultura inglesa equatorial impunha-se a existência de um castelo. Havia-o, sim, o castelo do Tó, solteirão de sangue inglês, sócio da Casa Inglesa, a mais importante empresa parnaibana na época, de propriedade de meus bisavós maternos.

As mercadorias chegavam a Parnaíba pelo rio. As estradas eram imprestáveis para o trânsito de veículos motorizados, que praticamente inexistiam. Além do rio, apenas a estrada-de-ferro ligava Parnaíba à capital, Teresina. Assim, Parnaíba era o umbigo econômico e cultural do Piauí, que ligava o Estado ao Mundo, inclusive ao Brasil. Os abastados comerciantes parnaibanos eram conhecidos no Brasil e no Mundo: a Casa Inglesa, a Casa Marc Jacob, os Moraes Correia, Pedro Machado & Trindade, Casa Torquato, José Narciso. A Booth Line agenciava navios. Filhas de família da classe média casavam com ingleses. Algumas foram morar na Inglaterra. Agentes de empresas alemãs foram lá perseguidos e presos, quando os navios brasileiros foram bombardeados durante a Segunda Guerra Mundial.

Documentos comerciais, redigidos em inglês, atulhavam os escritórios das empresas parnaibanas: cartas, telegramas, faturas, letras de câmbio e ordens de pagamento. Parnaíba foi uma das primeiras dezenas de cidades brasileiras agraciadas com agência do Banco do Brasil. E, é óbvio, até a década de 60, a agência de Parnaíba era uma das poucas que possuíam a Seção de Câmbio.



Os jovens de famílias da classe média aventuravam-se no Rio de Janeiro, a capital da federação brasileira, ou nesta cidade de São Paulo, o fenômeno econômico brasileiro. Ou ficavam e se acomodavam lá mesmo, empregando-se no comércio local. Ou se submetiam a concurso para trabalhar no serviço público ou no Banco do Brasil.

Os cinco irmãos, filhos de meus avós paternos, ingressaram no Banco do Brasil, realizando inconscientemente desejo expresso pelo Pai, que, certa vez, passando pela frente do suntuoso prédio da agência do Banco do Brasil, situada na formosa Praça da Graça, em Parnaíba, confidenciou aos amigos o vaticínio que acalentava como sonho de vida: “Meus filhos ainda um dia trabalharão nesse Banco.” Percorreram toda a hierarquizada carreira funcional desse estabelecimento, todos eles. Meu pai optou pelo quadro da Tesouraria. E tem a sua explicação.

José tinha seis anos, quando meu avô Gonçalo faleceu, vítima da diabetes, aos 41 anos de idade, longevo já, para a época, em que a expectativa de vida do brasileiro se limitava a 37 anos.

Meu pai cresceu, portanto, numa família de sete irmãos sobreviventes de doze nascidos, conduzida por uma matriarca corajosa, de rosto tranquilo e doce, rasgado frequentemente por um sorriso crítico e zombeteiro. Minha avó materna, escrevia com caligrafia impecável textos gramaticalmente impecáveis. Falava sem incorreções e detestava impropérios e desrespeito, preocupada com o bem-estar da família e o futuro da prole. Criou os filhos com elevado senso de responsabilidade pelo próprio destino, com mesa farta, mas severamente limitados os gastos ao consumo de bens necessários à sobrevivência. Casa limpa, arejada e ensolarada através de seis janelas e três portas, abertas para amplo quintal ajardinado, cheirando ao jasmim do jardim nas tardes bucólicas e repleto de amplo conjunto de árvores frutíferas: mangueira, laranjeira, sapotizeiro, bananeira, romãzeira, ateira, umbuzeiro, limeira, cajueiro, araticunzeiro.

Nesse palco edênico, meu pai brincava de Tarzã, saltando dos galhos das árvores. Ou embalava-se nos balouços que neles dependurava. Ou fingia-se de pugilista nos ringues que armava à sombra das copas generosas das mangueiras. Ou jogava futebol e, até, na estação chuvosa, promovia a plantação de uma roça de milho e feijão. Não faltava a companhia do irmão caçula nem a dos colegas, filhos das famílias da mesma Rua D. Pedro II, vizinhança amiga e pacata.

A sua infância ainda recebeu a influência do pai, originário do interior do Piauí, da fazenda de Esperantina, hoje cidade, onde avultava a personalidade linda de minha bisavó, Loura, de olhos azuis como o céu e doces como o mel.

Parnaíba, polo comercial e cultural de todo o Norte do Piauí, naquela época não possuía hotel. A casa de meu avô abrigava os primos de todo aquele interior, que vinham à cidade de Parnaíba, para negócios e tratamento de saúde, assim como os filhos deles que vinham estudar na cidade. A estada dos parentes era mais que uma novidade, constituía época de prazeroso consumo de todo tipo de doces, que àquela época se fabricavam nas fazendas do Piauí, terra de exuberante quantidade e generosa qualidade de iguarias. Mesa farta e gostosa, armada às margens férteis do Rio Parnaíba. Foi nesse contato e nesse ambiente que se forjaram os vínculos atávicos da personalidade de meu pai. Não havia como não deixar-se cativar por tão generosa Terra e por tão aconchegante clã!

José ligava-se por intenso vínculo sentimental a toda a família. Era o sobrinho predileto da tia Carlotinha de Nequinha, a mãe de José. Tia Carlotinha habitava a casa da sobrinha, desde o falecimento do marido. Afinal de contas, naquela época ainda não existia Previdência Social no Brasil, instituto esse que naqueles tempos ainda engatinhava no Mundo todo. A sobrevivência, em casos de invalidez e morte, era em geral garantida pela descendência, a geração seguinte dos filhos, a realização prática da cobertura previdenciária por repartição simples, hoje tão vilipendiada pelos doutos teóricos do neocapitalismo.

Tia Carlotinha, a Mãeminha, como era conhecida na família, era um meigo vulto de mulher bonita. Branquinha, rosada, cabelos brancos, esguia, trabalhadeira, conversadeira, sabia de histórias do arco da velha e, o mais importante, exímia quituteira. Claro, os quitutes por ela feitos tinham sobretudo um destino: o José.

Havia intensa sintonia sentimental entre a tia velhinha e o elétrico sobrinho, garoto ainda, que adorava escutar-lhe as histórias da família. José deu às duas filhas, os nomes da Mãe, Maria Edith, e o nome da tia, Ana Carlota. Nós fomos para meu Pai, além de filhas, extremamente amadas, as lembranças vivas e permanentes, de dois dos seus grandes amores: a Mãe e a tia Carlotinha.

Garoto hiperativo e perspicaz, as excentricidades de seu temperamento configuravam estripulias, conflitantes com a pacata rotina da vida tranquila de uma família da classe média, daqueles longínquos idos das décadas de 20 e 30, de pequena cidade brasileira.

José, ainda garoto de dez, onze anos, era fascinado pela vida borbulhante de atividade do comércio de Parnaíba, onde dois tios possuíam bem sucedido escritório de representações, tanto de empresas estrangeiras, como de pequenos empresários, estabelecidos nas cercanias de Parnaíba. Agenciavam importações e exportações. Eram ativos, inteligentes, eficientes e confiáveis. Possuíam um Ford bigode, vestiam impecáveis ternos brancos de linho inglês. Eram falantes e comunicativos, interessados por novidades. José de Castro era um senhor exuberante, inteligente, louro, de olhos azuis, de caráter generoso e impetuoso, comunicativo, lindo e atraente. Eram homens de sucesso. José os admirava e eles apreciavam a esperteza do sobrinho. José adorava trabalhar para eles porque, além de lhe render umas comissões e lhe revelar os segredos da face econômica da esfinge da Vida, ainda o introduzia no burburinho do cais do Porto das Barcas e na azáfama da alfândega de Parnaíba.

Meu Pai deixou-se marcar, aí então, por visão muito pragmática da Vida. Escrevia com correção. Expressava com clareza e correção os pensamentos e os sentimentos. Conhecia os fundamentos da Aritmética. Apreciava informar-se dos acontecimentos sociais e políticos, através da leitura dos jornais, e, sobretudo, entender os acontecimentos econômicos nacionais e internacionais. Mas, não se sentia nada atraído pela vaidade da posse de vasta cultura, sem repercussão ponderável na rotina da vida de um cidadão comum. Sem dúvida, aqueles dois tios tiveram enorme influência na formação da personalidade de meu Pai. Ele percebeu que a Vida é uma conquista. Ele aprendeu que os negócios e a Vida são jogos, que têm normas próprias. Ele aprendeu que a Vida vale a pena ser vivida, quando se funda na fraternidade da convivência e se adquirem os meios materiais consentâneos.

E isso já o caracterizava na adolescência. Parnaíba nas décadas de 30 e 40 do século passado, restringia-se a oferecer a instrução média aos seus cidadãos: dois estabelecimentos de ensino primário, dois estabelecimentos de ensino secundário (o Ginásio Parnaibano e o Colégio das Irmãs) e a União Caixeiral, que ensinava Contabilidade.

Meu Pai se contentou com esse grau médio de aprendizagem. E o seu interesse teórico se limitava à prática da Língua Portuguesa e da Aritmética, bem como aos acontecimentos históricos contemporâneos, ocorridos no palco limitado dos grandes interesses políticos e econômicos. É claro que isso tinha influência no seu convívio com colegas e professores nas salas de aula do Ginásio Parnaíbano, onde a irmã Edmée trabalhava como professora e secretária.  

Certa vez, as divergências entre meu Pai e os colegas e professor se inflamaram a tal ponto que a aula teve de ser suspensa. Meu Pai ficou, então, preso na sala de aula, à espera do Diretor do Ginásio Parnaibano. Minha tia sentia-se arrasada com a expectativa da punição, que o irmão certamente iria padecer. Quando o Diretor chegou, se dirigiu à sala de prisão e a abriu, lá não encontrou o transgressor da ordem. Meu Pai já achara meios de escapulir para o seio aconchegante da Liberdade.

O Rio Parnaíba, sobretudo no Porto das Barcas, era o grande espaço de divertimento da garotada. Nadar no rio. Escalar o costado das barcas e lanchas. Delas saltar para mergulhar na água corrente e profunda. Todas essas deliciosas emoções fascinavam a garotada da cidade naquelas décadas. José, apesar de franzino, e isso preocupava muito a minha avó, enfrentava qualquer dificuldade para participar dessa esfuziante farra juvenil.

Na esquina fronteiriça à casa de minha avó, residia um casal amigo, Sr. Cristiano e D. Bela, numa casa bem construída. Era um casal sem filhos, que apreciava promover reuniões e festas. Sr. Cristiano, funcionário da Alfândega, acrescia seus rendimentos com atividades criatórias. Ele mantinha uma criação de vacas leiteiras no pequeno quintal de sua residência. Por vezes, meu Pai e o irmão caçula eram obrigados a ir lá beber leite mugido para se fortalecerem. Ele apreciava ver o Sr. Cristiano desfilar pela rua, montado no seu reluzente, vigoroso, insubmisso e lindo cavalo castanho, o Iconoclasta.  Outras vezes, assistia ao espetáculo de amansar os animais em plena Rua D. Pedro II.

Lá, no longínquo bairro da Coroa, na margem esquerda do Rio, fronteiriça à cidade, Sr. Cristiano possuía um sítio. Alí, na estação chuvosa, o caudal do rio se avolumava e descia rápido, forte e revolto, confrontando-se violentamente contra as margens, fazendo redemoinhos perigosos e até fatais. Certa vez, numa dessas épocas, minha avó sentiu ausência de meu Pai, mais longa que a habitual. Preocupou-se. Procurou obter notícias dele na vizinhança. D. Bela forneceu-lhe: deixei José lá na Coroa, no meu sítio; ele não para de atravessar o Rio, de um lado para o outro; não quis vir para casa comigo. Claro, minha avó foi busca-lo, puxando-o pelas orelhas.

Parnaíba era uma cidade progressista. Ela possuía uma usina elétrica, movida a energia térmica, obtida da queima de madeira. A usina funcionava todos os dias, mas apenas das 18 às 22 horas. Não encerrava suas atividades, sem antes avisar a clientela com longo apito. Certo dia, pelas 18 horas, meu Pai desapareceu e não se apresentou para a ceia. Claro, outra vez a ausência provocou preocupação em minha avó. Onde estava José? Simplesmente satisfazendo a sua curiosidade em saber como aquela usina funcionava.

Frequentemente, meu Pai partia para o interior do Estado, onde moravam os tios, os primos e os parentes do lado paterno. Conhecia-os todos e todas as suas propriedades.

Apreciava passar férias em Miguel Alves, cidadezinha comandada por José Rego, irmão de meu avô paterno, onde somente a casa de meu tio avô, a do vigário e a Igreja tinham, àquela época, coberta de telha. Grande era a mesa de refeições da casa de José Rego, ao redor da qual se sentavam quase duas dezenas de pessoas para alimentar-se: pai, mãe, avó, filhos e primos. A porta sempre aberta, ingresso franco para todos, parentes e amigos, e por onde com frequência penetrava em passos rápidos, quase correndo, o empregado carregando o boi, abatido para refeição!

Meu Pai montava em um cavalo e ia com os primos, especialmente o José Rego Filho, visitar os parentes. Passava por Porto Alegre, hoje Luzilândia, onde o primo Alcides de meu Pai, era líder político. Alcides era um comerciante lúcido, comunicativo e vitorioso. O tipo de gente por quem meu Pai nutria, desde criança, admiração. Esses eram os seus heróis. Esses eram os entes que habitavam o seu imaginário infantil e adolescente.

Ia até Barras, hoje cidade, visitar os Lajes, primos de meu Pai, que constituíam família importante da região, em razão de suas propriedades, atividades comerciais e liderança política.

Tinha extraordinária veneração pelo tio Alfredo, da região de Esperantina, como a avó Loura. Deleitava-se ouvir as histórias da família e as lutas políticas do tio Alfredo e dos primos, sentados em cadeiras confortáveis, no alpendre à frente da casa, de onde se abria vasta visão panorâmica sobre a redondeza. Por vezes, assustava-se com a aproximação de cavaleiros armados de facas e fuzis, para logo se acalmar percebendo que se tratava dos primos, prevenidos contra qualquer emboscada de inimigos da família. Esperantina também hoje é cidade.

Fez estreitos laços de amizade com as pessoas de todo esse imenso clã. Mais tarde, aqui em São Paulo, as portas de sua residência sempre estiveram abertas para aqueles parentes que a procurassem. Acolheu-os sempre que precisaram dele, por motivos de estudo ou por motivos de saúde, ou por motivos de negócio.

Pelo final da década de 40, meu Pai, já funcionário do Banco do Brasil, decide transferir-se para São Paulo, onde já trabalhavam dois irmãos. Ficaria próximo deles e de outro, o Haroldo, de quem sempre foi muito amigo e residia no Rio de Janeiro. Fixou-se inicialmente na cidade de Lins, onde conheceu um inspetor do Banco Bradesco, chamado Amador Aguiar. Os dois fizeram sólida amizade. Sob influência do amigo, José tornou-se acionista do Banco Bradesco. Essa amizade foi tão forte que se transferiu para os sucessores de Amador Aguiar na Presidência daquela instituição, perdurando até o fim da existência de meu Pai.

A mesma afeição que meu Pai dedicava ao Piauí e aos clãs dos Rego e dos Amorim, ele nutria pela cidade e pelo Estado de São Paulo e pelos paulistas. Orgulhava-se desta Terra e desta Gente. Além de Amador Aguiar, estreito foi o laço de amizade com Ernesto Prado. Apreciava o ambiente do Clube Hípico Paulista, onde mantinha cavalos que montava com assiduidade. Esta era a sua grande diversão.

         No ano de 1958, o tio Edgardo, irmão caçula de meu Pai, conhece uma jovem de São Luís do Maranhão numa festa no clube dos funcionários do Banco do Brasil, a AABB da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro. O pai da moça, percebendo que o namoro rumava para casamento, procura o amigo, famoso inspetor do Banco, Rego Monteiro, que logo se tornaria o Gerente instalador da Carteira de Colonização do Banco do Brasil. É, o Banco do Brasil na época do Juscelino, época da Marcha para o Oeste, teve uma Carteira de Colonização! Pois bem, quis obter informações sobre o provável futuro genro. Rego Monteiro, confundindo meu tio com meu Pai, deu-lhe as melhores informações sobre o rapaz, mas com uma advertência: “Uma coisa não posso deixar de confidenciar-lhe, esse rapaz namora muito, mas não casa.”

         José casou-se logo depois do irmão caçula, com minha Mãe, Sônia, espírito prático e alma gêmea dele, dedicados à família, sentimentalmente ligados ao clã, e formaram um belo e responsável casal. Ambos, grandes cidadãos e grandes chefes de família.

Mas, não posso encerrar esta revelação da insuspeitada rica personalidade de meu Pai, sem me reportar à grande amizade que nutria pelo primo Francisco de Assis Gonçalves de Amorim Brandão, grande engenheiro químico nuclear, antigo professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o famoso ITA, em São José dos Campos, e Inspetor na AIEA em Viena na Áustria. Essa amizade nasceu em Parnaíba, na infância, quando ia visitar minha bisavó, que morava com a filha, a tia Eugênia, esposa do farmacêutico, Zeca Brandão, que foi professor concursado da Faculdade de Farmácia de Pernambuco, em Recife. Os dois se distraíam contando as novidades de Parnaíba, do Piauí e dos parentes ou analisando os acontecimentos políticos e econômicos, recentemente ocorridos no Brasil e no Mundo. O importante era o convívio e o relacionamento entre os dois.

Encerrando, é preciso que fique bem expresso o grande carinho e a imensa consideração que ele dedicava a esta Loja Maçônica e aos irmãos que aqui encontrou. Cada pessoa desta confraria ocupava um lugar especial no escaninho das amizades, que engrandeciam a pessoa de meu Pai, iluminavam o seu espírito e inundavam de satisfação a sua existência.

Nota.- Panegírico proferido na loja maçônica paulista, a que o homenageado pertencia, pela filha caçula, Ana Carlota, em sessão realizada em sua memória.









2 comentários: