quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

431.A Energia do Progresso Civilizatório


Yuval Noah Harari afirma que o primeiro passo civilizatório foi a Revolução Cognitiva. A Revolução Cognitiva consistiu no aparecimento do homem racional, do homem dotado do córtex cerebral, do lobo frontal cerebral. Nesse longo período, o homem foi um andarilho que, partindo da África, conquistou o mundo e destruiu seus grandes adversários, os grandes vertebrados ferozes e o primo humano mais próximo, o  neandertal,  que lhe poderia fazer concorrência. Para isso, o homem usou a linguagem, o instrumento que lhe permitiu acessar a informação, transmiti-la e recebe-la,  a argamassa do grande agrupamento humano, energização dos grandes empreendimentos. A linguagem foi o primeiro instrumento de difusão da informação entre os homens, instrumento esse fornecido pela própria natureza e inserido no córtex cerebral.

O acúmulo de informações, obtidas através do cérebro e da linguagem, sobre a atmosfera, o clima, o solo, as florestas, os animais, os rios, os lagos, os mares, a água e o fogo forneceu-lhe condições de ultrapassar as informações sobre o momento presente e alongar-se até prever os acontecimentos futuros, como a geração, o desenvolvimento, o comportamento, as doenças e a vida dos animais e das plantas, a agricultura e a criação, a alimentação, a moradia, a sobrevivência, a  enfermidade,  proporcionando a energia para a realização da segunda revolução, a Revolução Agrícola.
  
A engenhosidade da mente humana produziu extraordinário instrumento da informação, a escrita. A escrita perenizou a informação. Ampliou-a, permitiu o acúmulo dela e o aumento de sua eficiência. Viabilizou as cidades, Criou as cidades, o cidadão e a civilização: o homem urbano, o homem que soube conviver, nos úberes vales da Mesopotâmia e do Nilo.

O homem urbano aperfeiçoou o transporte terrestre e, sobretudo, o aquático, e estendeu seu conhecimento para o norte e para o oeste, e povoou as ilhas e o litoral do Mar Mediterrâneo. O conhecimento dos metais e do homem aperfeiçou o transporte terrestre e marítimo, as estradas, as pontes, a arte do comércio e da guerra, e o homem conquistou o continente europeu.

Roma, a grande cosmópole, o centro do mundo, a cidade universidadea ceu aberto, o repositório de todos os costumes, informações e conhecimentos, o polo aglutinador e difusor do cristianismo. O mundo é uma construção arquitetônica divina, um império divino, comandado pelo Papa, acolitado pelos reis e a nobreza clerical e laica.   Os homens nascem para realizar a cidade terrestre e celeste divinas, com destinos terrenos diferentes e predeterminados.

Os mosteiros disseminam-se, louvando a Deus nas 24 horas do dia, estudando as escrituras sagradas, reunindo os fieis, administrando as propriedades e os servos, acolhendo os viajantes, amparando os necessitados, curando os enfermos e disseminando as Universidades, centros de informação sobre  a Natureza e o Homem, extraordinários polos de energização civilizatório onde brotou a Ciência, que viabilizou a invenção da imprensa, potentíssimo instrumento difusor de informação que forneceu a formidável energia para o progresso que se operou na sociedade nos últimos séculos. A informação veiculada pela imprensa transformou o cristianismo e provocou as Revoluções Industrial e Social!

Somos atualmente contemporâneos da invenção de novos e potentes veículos de informação, o telégrafo, o rádio, o cinema, a televisão, sobretudo a internet de Timothy John Bernes Lee e o celular de Martin Cooper, os mais formidáveis instrumentos de difusão de informação já inventados, porque são instrumentos de informação que atingem todos os segmentos sociais, imprescindíveis para o funcionamento da vida moderna,  de difícil controle pelo Estado, aptos para a difusão de qualquer tipo de informação, das mais corriqueiras às mais sofisticadas.

Acabamos de assistir a fato antes nunca presenciado na Política, a internet e o celular elegeram Presidente do Brasil, um dos dez maiores países do Mundo, um candidato, que praticamente não fez campanha política corpo a corpo, presencial, direto com as massas nem pelos meios antigos de informação e comunicação, porque hospitalizado, acamado, restrito à comunicação pela internet e celular, e até com certa dose de oposição dos meios tradicionais de difusão da informação! Estupendo! Inédito! Revolucionário! Um passo avante para o progresso civilizatório!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário