quinta-feira, 29 de agosto de 2019

462.Opinião Solicitada Sobre Vídeo do Dr. Paulo Guedes



Há duas orientações básicas na Economia: a liberal e a social. A liberal segue o famoso lema: "deixa fazer; deixa negociar". A social segue o princípio: "todos são obrigados a trabalhar e receber, pelo menos, renda suficiente para subsistência digna, com segurança".

A liberal já experimentou vários fracassos: em 1929 (a Grande Crise), 1969 (a ruptura do padrão ouro, De Gaulle x Richard Nixon) e agora em 2017. A social experimentou a grande crise de 1980. 

O bravo Marechal De Gaulle, herói da resistência francesa, não teve ousadia suficiente para ir arrancar dos cofres de Washington o ouro a que a França tinha direito por contrato internacional básico de funcionamento do mercado mundial de bens e serviços, em 1969! Ao passo que o inexpressivo presidente francês, Macron, neste momento, tem bravura suficiente, na presidência da irrelevante França do século XXI, para promover cruzada pela internacionalização da Amazônia Brasileira e de ofender de mentiroso o Presidente brasileiro. Como faz falta uma arma atômica, neste mundo contemporâneo do século XXI!

A política liberal se rege por um princípio: o indivíduo humano sempre busca a sua felicidade, a sua maior vantagem a cada instante. Logo, o princípio básico social e econômico é liberdade: deixa todos fazerem o que bem entenderem e todos serão felizes e contentes, e a sociedade será rica e feliz!

A política social se rege pelo princípio básico de que o indivíduo humano é construção, construído pela sociedade,  por si mesmo  e pelas circunstâncias, inclusive genética e ambientais. Por isso a sociedade é uma construção regida pelo princípio: "paz, trabalho e capital". O dever básico do homem hígido é trabalhar. Esse trabalho precisa ser cada vez mais eficiente usando o capital (as ferramentas de trabalho mais eficazes) e em ambiente de paz (as brigas, a insegurança da vida, da sobrevivência, o açambarcamento dos bens pelos mais fortes com prejuízo dos mais fracos, são os grandes entraves ao progresso, ao bem-estar, à riqueza de todos e de cada um).

Paulo Guedes opta pelo liberalismo. A Constituição Brasileira optou pela Social Democracia.

Eu prefiro a Social Democracia da Constituição Brasileira.

O importante mesmo é que se evitem os excessos. O desastre liberal foi a liberdade excessiva que degenerou em anarquia e inviabilidade econômica. E o desastre Social Democrático foi excesso de intervenção estatal que engessou a economia.


4 comentários:

  1. Prezado Dr. Edgardo Amorim Rego,

    Segue abaixo fragmento de texto retirado do livro "O império do Valor", de André Orléan. O fato do fundo Previ ter uma política de manter em carteira títulos de "grande liquidez" de forma quase que permanente traz-nos preocupaçōes. Peço-lhe que frente à inteligência do fragmento de texto abaixo analise os reflexos de tal política no longo prazo para os associados do fundo Previ.

    [...] En conséquence, il faut interpréter la liquidité financière, non pas comme étant au service de la production, mais comme constituant, par sa nature même, une transgression de l'économie productive, transgression conçue dans l'intérêt des détenteurs de titres.

    digamo.free.fr/empirval.pdf

    Trader anônimo

    ResponderExcluir
  2. Estimado Trader Anônimo
    Estou meditando sobre o assunto indigitado.
    Edgardo

    ResponderExcluir
  3. Dr. Edgardo,

    Sugerimos incluir na análise o seguinte fragmento de texto:

    [...] Le retournement boursier doit donc être interprété comme une forme de rappel à l’ordre de la loi de la valeur qui se fraie la voie, sans se soucier des modes économiques. Le retour du réel renvoie en fin de compte à l’exploitation travailleurs, qui est le véritable « fondamental » de la Bourse. La croissance de la sphère financière et des revenus qu’elle procure n’est possible qu’en proportion exacte de l’augmentation de la plus-value non accumulée, et l’une comme l’autre admettent des limites, qui ont été atteintes.(22)

    (22)
    www.solidarites.ch/journal/d/article/3269

    Trader anônimo

    ResponderExcluir
  4. Trader anônimo
    Incluirei nas minhas reflexões.
    Edgardo

    ResponderExcluir