segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

22. A Guerra dos Modelos


Leio que recente programa televisivo sobre a profissão de modelo suscitou violento debate entre as profissionais do ramo no Brasil.
A existência do modelo feminino constitui fato histórico milenar. A História relata feitos deliciosos dos modelos femininos na Idade de Ouro da Grécia.
O mais famoso foi Frinéia, modelo para as afrodites de Praxíteles e de Apeles. Sempre se apresentava em público muito bem vestida e até com véu sobre o rosto, exibindo-se totalmente apenas nas festas de Elêusis e Poseidon, quando, nua, se entregava ao banho de mar em homenagem às divindades. Com o ousado gesto de despi-la perante o tribunal, o advogado de defesa tornou óbvio o motivo oculto e verdadeiro que embasava a perjura acusação de impiedade assacada contra o escultural modelo.
Famosa frustração de vocação de modelo foi Laís de Corinto, muito recatada, que, tendo resistido a inúmeros apelos para se tornar modelo, não recusou o convite do encanecido Míron para celebrizar-se em magistral estátua de Afrodite. Quando o velho e famoso artista se defrontou com a maravilhosa plástica nua da mais linda morena da Grécia, deixou cair o martelo e o cinzel, esqueceu as barbas e cabelos brancos, e, incontinente, lançou ao soberbo modelo um convite para o amor. Laís repeliu-o e a humanidade se viu assim privada de admirar uma das mais belas obras-primas do nu feminino. Mas, Míron não desistiu facilmente. No dia seguinte, cabelo cortado e barba feita, elegantemente vestido, cordão de ouro em redor do pescoço e os dedos recheados de anéis, voltou a assediar a maravilhosa Laís que, ao reconhecê-lo, lhe disse: “Vens pedir-me hoje o que ontem recusei ao teu pai”!...
Consta que os modelos gregos foram mulheres ricas e que os mais ilustres cidadãos gregos se orgulhavam de sua companhia. Laís, que repeliu também o feio Demóstenes, apreciava ter a filosofia em sua cama, de graça, na pessoa de Diógenes, o da lâmpada.
Há dois milênios e meio tudo isso ocorreu, enquanto nesse longo intervalo, o mundo sofria profundas alterações!...
(Escrito no ano de 1989)

Nenhum comentário:

Postar um comentário