quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

3. Parlamentarismo



O Brasil parece-me ser o parque de diversão dos políticos. Agora, no limiar do terceiro milênio, os políticos brasileiros descobriram que o parlamentarismo é o melhor regime de governo, enquanto o presidencialismo é a fonte das desventuras do desafortunado povo brasileiro.
Todos sabemos que o parlamentarismo teve origem no rei Jorge I da Inglaterra, príncipe alemão, colocado no trono por nobres latifundiários e grandes comerciantes que, anos antes, haviam decapitado Carlos I, revoltados contra o aumento de tributos que pretendia impor-lhes. Jorge I, preguiçoso, não queria dar-se ao trabalho de aprender o idioma inglês nem ao de governar o seu reino. Renunciou ao direito de presidir as reuniões do Gabinete e transferiu para o parlamentar mais destacado os poderes reais de governar a Inglaterra, criando-se assim o posto de primeiro-ministro.
Mais recentemente, há sessenta anos, o presidente Hindemburg nomeou Adolf Hitler primeiro-ministro da República parlamentarista de Weimar. Hitler só foi apeado do governo pela morte na mais apocalíptica conflagração mundial. Escravizou durante treze anos o povo alemão, um dos mais cultos da terra. Produziu a mais pavorosa hecatombe da história das nações. Foi sem dúvida o déspota mais cruel, mais sanguinário e mais desumano da História.
Agora mesmo, ouvimos o relato de corrupção praticada por primeiros-ministros japoneses que se sucedem, sem que se ponha cobro a tão criminoso comportamento. O governo socialista espanhol do primeiro-ministro Gonzalez tem conseguido resistir às incessantes acusações de corrupção que lhe assacam. Pior ainda é o cenário parlamentarista da Itália, onde, ao que parece, nenhum primeiro-ministro democrata, liberal ou socialista, se mostra imune à corrupção. Vasto número de políticos italianos em todos os níveis e das mais variadas ideologias é colhido na prática da corrupção.
Enfim, o mais rico país do mundo, os Estados Unidos, cuja economia supera à dos seis outros mais ricos juntos, é presidencialista!...
A história do parlamentarismo é ruim, hein?!...

(Escrito em 1993)

Nenhum comentário:

Postar um comentário