terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

23. Demagogia


Ouvem-se queixas constantes sobre o caráter demagógico da campanha da maioria dos candidatos a cargos públicos eletivos no Brasil. A demagogia norteia, em seguida, a conduta dos eleitos no desempenho do mandato, principalmente se legislativo, erigindo os maiores obstáculos à correta gestão da coisa pública por parte do executivo: lideram campanhas de desmoralização, bloqueiam tomadas de decisões saneadoras, propõem leis inadequadas à situação do País. As diversas ordens do executivo lançam-se, em geral, à elaboração e implantação de programas que não se coadunam com os recursos disponíveis.
James Buchanan, Prêmio Nobel em Economia, formulou a doutrina de que, na Política como na Economia, o homem se conduz basicamente pelas ambições egoístas. A conduta política visa, sobretudo, à sobrevivência política pessoal através do consumo dos recursos alheios, privados ou públicos, colocando em risco o mínimo de bens próprios.
A nunca assaz louvada sabedoria dos atenienses já havia descoberto essa desvantagem da democracia, assim como já lhe havia produzido o remédio: a lei da indenização política. O autor da lei era de tal modo responsável pela sua proposta que, decorrido um ano, prazo de todos os mandatos em Atenas, se os efeitos da lei fossem maléficos à sociedade, cabia ao proponente indenizá-la pelos prejuízos causados.
O Brasil carece de lei tão sábia!
(Escrito em dezembro de 1988)

Nenhum comentário:

Postar um comentário